3 - São Gonçalo: Segundo a tradição, São Gonçalo era um religioso alegre e brincalhão, tocava alaúde, viola, e, cantava para as prostitutas dançarem até se cansarem e recolherem-se, evitando com isso que fossem pecar com os homens. Assim, São Gonçalo teria conseguido salvar nove delas da prostituição. Os grupos em sua maioria são formados somente por homens em fila dupla, vestidos com trajes femininos. Seus membros usam vestidos brancos ou estampados com calças por baixo, além de colares, brincos, pulseiras, lenços amarrados na cabeça e fitas coloridas. A dança realiza-se, geralmente, na Festa de Santos Reis e São Benedito, no dia 6 de Janeiro.
4 - Chegança: A Chegança é um ato popular de origem européia ligado ao ciclo natalino, que desenvolve temas relacionados à vida do mar e as lutas entre os Mouros e Cristãos. Em Laranjeiras, a Chegança preserva as suas características mais tradicionais. A versão de seus participantes é que a Chegança surgiu a partir de uma promessa feita outrora, por um tripulante de uma embarcação que durante uma viagem, enfrentou forte tempestade e recorreu à Virgem do Rosário e foram salvos.
5 - Taieira: Dentro do esquema do “Circulo do Rei do Congo” estão todas as danças dramáticas, as cerimônias de caráter religioso ou ainda as mais simples canções de origem africana. A Taieira é ligada a este ciclo e em Sergipe, é apresentada unicamente na cidade de Laranjeiras. A Taieira é dançada apenas por mulheres. Usavam saias brancas rodadas e camisas brancas de rendas, numa imitação das baianas. Hoje o traje usado não é mais imitação das baianas. As mulatas se vestem de saias de laquê bem rodadas, blusas brancas com enfeites de renda. Trazem na cabeça diademas com fitas ou papel crepom, que caem em várias cores até a altura dos joelhos.
6 - Cacumbi: O Cacumbi é de influencia africana. Pertence ao chamado “Circulo do Rei do Congo” e já seria conhecido no Brasil, lá pelo ano de 1760 quando com o nome de “quicumbi” foi apresentado no Paço do Conselho em Salvador, para alegria de Dona Maria I e Dom Pedro III de Portugal. É dançado somente por homens. Os trajes são simples: Calça Branca e camisa vistosa de laquê vermelho, azulão ou verde. Usam espadas ou chapéus enfeitados de espelhos. A temática da dança é uma luta entre dois Reis.Um negro e outro indígena.